Qual a taça ideal para seu vinho?

O Renascimento e o Vinho.
18 de outubro de 2021

Qual a taça ideal para seu vinho?

Há uma infinidade de taças para apreciar o néctar dos deuses, mas não se afobe. Aos poucos você vai aprendendo que, para cada variedade da bebida, e visando unicamente a identificação mais precisa do sabor, a taça assume seu papel fundamental.

E não pense que isso é blá blá de enochato, não. A gente te desafia a experimentar um tinto na taça adequada e você verá que sua percepção da bebida mudará totalmente.

Mas, vamos ao que interessa? Conversamos com os especialistas da The Wine School Brasil e sabe do melhor? Você não precisa ter todas as taças aí no seu armário. Os principais modelos nós vamos destacar por aqui.

Para os vinhos tintos ( e daí elencamos aqui o Carbenet Sauvingon, Merlot, Syrah e Tannat, por exemplo), utilize as taças Bordeaux, que são aquelas com bojo grande com borda mais fina. Esse modelo é ideal porque são uvas que derivam vinhos mais encorpados e a borda da taça vai nos ajudar a apreciar os sabores mais frutados na ponta da língua e os taninos seguem para a parte de trás da boca.

Já para os vinhos brancos, que são consumidos preferencialmente em temperaturas mais baixas, as taças precisam ajudar a bebida a ter menos contato com o ar.

Para esses, embora você possa usar as mesmas Bordeaux para seus vinhos, uma boa dica é servir um pouco menos, mantendo a temperatura correta da bebida. Dessa maneira, o fluxo do vinho poderá passar em cada papila, equilibrando doçura e acidez.

Já para os Rosès, os vinhos que mais crescem em consumo no mundo, a taça é ainda menor que a do branco, porém com um bojo mais arredondado. Isso vai permitir ainda mais equilíbrio com as notas mais doces da bebida.

Mas se você tem um grande champagne ou espumante com um bom tempo de vida, use taça Bordeaux e explore mais aprofundadamente os aromas desenvolvidos com o tempo.

Agora que você já sabe, pelo menos o trivial, já pode chegar ao restaurante ou naquele jantar em sua casa e saber exatamente qual a taça que irá acompanhar mais adequadamente seu vinho predileto.

Mas, caso deseje ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre o mundo dos vinhos, que tal um curso com os professores da The Wine School Brasil? É só acompanhar pelo nosso site ou em nossas redes sociais nossa agenda de atividades e fazer sua reserva.

Tim tim!

× Como posso te ajudar?